Processo Seletivo 2015 > Perguntas Frequentes

Perguntas Frequentes

 

Para sanar dúvidas a respeito da inscrição, da nota de corte e outros procedimentos relativos à operação do SiSU, acesse a página Tire Suas Dúvidas no site do SiSU.

 

Como funciona o Processo Seletivo da Unipampa em relação ao SiSU?

As inscrições no SiSU 2014 devem ser feitas no site oficial, disponível em sisu.mec.gov.br. Cada candidato tem o direito de optar por duas opções diferentes de curso dentre as diversas instituições participantes do SiSU, escolhendo a ampla concorrência ou políticas de ações afirmativas, onde há cotas para afrodescendentes, pardos, indígenas e egressos de escolas públicas, conforme a Lei Federal 12.711.

A Unipampa é uma universidade federal, portanto, gratuita, e oferece via SiSU vagas nos regimes de ampla concorrência e para as políticas afirmativas descritas na Lei Federal 12.711; além disso, reserva vagas para estudantes com deficiência.
Durante o período de inscrições é possível acompanhar a nota de corte e a colocação parcial. Caso o candidato conclua que seja melhor mudar as opções feitas anteriormente, é possível fazer as alterações, sendo que cada mudança invalidará a escolha anterior. A lista com os cursos e a distribuição das vagas consta do Termo de Adesão da UNIPAMPA ao SISU 2015.

O resultado SISU 2015 será divulgado em duas chamadas. Ao final dessa etapa, se ainda restarem vagas, haverá a possibilidade de fazer parte da lista de espera. Os aprovados na UNIPAMPA devem se matricular na Secretaria Acadêmica do campus onde funciona o curso de graduação para o qual foram aprovados.

 

Moro em outro Estado brasileiro e quero organizar a minha ida até o campus onde tem o curso em que fui aprovado. Como me localizo?

No momento da escolha do curso, uma vez confirmada a sua aprovação, verifique a localização do campus na aba Onde tem Unipampa?.
Ali, a partir do mapa, é possível encontrar detalhes de contato com o campus e mesmo programar a sua viagem até lá, seja para efetivar a matrícula (é possível fazê-la mediante procuração), seja para o início das aulas. Os marcadores indicam a localização o mais precisamente possível de cada campus, facilitando cálculos de tempo de viagem e escolha de rotas.

É possível acessar informações e contatos úteis de hospedagem, alimentação e outros serviços mais imediatos de cada cidade  clicando nos links da barra lateral em CURSOS POR CIDADE.

 

Não poderei estar presente no período de realização de matrículas. O que faço?

É possível efetivar a sua matrícula via procuração simples, escrita de próprio punho e sem necessidade de reconhecimento de firma, acompanhada do documento de identidade original do procurador e dos documentos requeridos ao candidato para efetivação da matrícula (veja na aba Matrícula).

 

Tenho uma dúvida específica sobre minha documentação para a matrícula. Com qual setor eu resolvo isso?

O setor indicado para ajudar nessa questão é a Secretaria Acadêmica do campus no qual funciona o seu curso de interesse. Esses setores existem em todos os campi e dentre as suas atribuições está a realização das matrículas dos novos alunos. Acesse nesta lista os contatos de telefone e e-mail para as secretarias acadêmicas.

 

Vocês orientam sobre documentação e respondem perguntas sobre matrícula pela página no Facebook?

Não. A forma mais rápida e segura de sanar esse tipo de dúvidas é o contato com a Secretaria Acadêmica, por isso nosso encaminhamento será repassar os contatos de telefone e e-mail das secretarias a você. Questões que sejam percebidas como dúvidas frequentes poderão ser apuradas e informadas em post na seção Notícias e inclusas nesta seção de Perguntas Frequentes.

 

Consegui uma das vagas oferecidas no regime de políticas afirmativas (sistema de cotas). Que documentos preciso apresentar para efetivar a matrícula na Unipampa?

A documentação requerida de cada público atendido pelo regime de políticas afirmativas está descrita na aba Matrícula. A documentação solicitada em cada caso pode ser apresentada pessoalmente ou por terceiros, em cópias autenticadas em cartório ou em cópias simples acompanhadas dos originais, para autenticação pela Secretaria Acadêmica de cada campus.

 

Em quais cursos eu posso estudar de forma subsequente a partir do Bacharelado Interdisciplinar em Ciência e Tecnologia da Unipampa?

Conforme o Projeto Pedagógico do Curso (PPC) do Bacharelado Interdisciplinar em Ciência e Tecnologia da Unipampa, oferecido no Campus Itaqui, o aluno matriculado pode acessar subsequentemente os cursos de Agronomia, Nutrição ou Ciência e Tecnologia Agroalimentar, obtendo assim duas graduações.

 

Quando iniciam as aulas na UNIPAMPA?

Conforme o calendário acadêmico 2015 aprovado pelo CONSUNI, o início das aulas para os ingressantes do SISU 2015  pode ocorrer no primeiro ou no segundo semestre letivo, variando a data conforme o curso escolhido.

O primeiro semestre letivo do período 2015/1 começará no dia 12 de março em todos os campi. O segundo semestre letivo inicia no dia 12 de agosto.

As datas importantes podem ser consultadas no link calendário acadêmico 2015.