Skip to content

Perguntas Frequentes

Para sanar dúvidas a respeito da inscrição, da nota de corte e outros procedimentos relativos à operação do SiSU, acesse a página Tire Suas Dúvidas no site do Sisu.

 

Como funciona o Processo Seletivo da Unipampa em relação ao Sisu?

A Unipampa é uma universidade federal,  gratuita, e oferece via Sistema de Seleção Unificada (Sisu) vagas nos regimes de ampla concorrência e para as políticas afirmativas descritas na Lei Federal 12.711; além disso, reserva vagas para estudantes com deficiência.

As inscrições no Sisu devem ser feitas no site oficial, disponível em sisu.mec.gov.br. Cada candidato tem o direito de optar por duas opções diferentes de curso. Durante o período de inscrições é possível acompanhar a nota de corte e a colocação parcial. Caso o candidato conclua que seja melhor mudar as opções feitas anteriormente, é possível fazer as alterações, sendo que cada mudança invalidará a escolha anterior. A lista com os cursos e a distribuição das vagas consta do Termo de Adesão da Unipampa ao Sisu 2015.

O resultado do Sisu 2015 será divulgado em uma única chamada, denominada Chamada Regular. Ao final dessa etapa, se ainda restarem vagas, haverá a possibilidade de fazer parte da lista de espera. Os aprovados na Unipampa devem se matricular na Secretaria Acadêmica do campus onde funciona o curso de graduação para o qual foram aprovados.

▪ Termo de Adesão da Unipampa ao Sisu 2015

▪ Edital Sisu 2015(MEC)

 Edital 02/2015 – Edital do Processo Seletivo Sisu Unipampa 2015

 ▪ Edital 11/2015 – Edital Complementar do Processo Seletivo Sisu Unipampa 2015

 ▪ Edital 23/2015 - RETIFICA o Edital Complementar do Processo Seletivo Sisu Unipampa 2015

 

 

Moro em outro Estado brasileiro e quero organizar a minha ida até o campus onde tem o curso em que fui aprovado. Como me localizo?

No momento da escolha do curso, uma vez confirmada a sua aprovação, verifique a localização do campus na aba Onde tem Unipampa?.

Ali, a partir do mapa, é possível encontrar detalhes de contato com o campus e mesmo programar a sua viagem até lá, seja para efetivar a matrícula (é possível fazê-la mediante procuração), seja para o início das aulas. Os marcadores indicam a localização o mais precisamente possível de cada campus, facilitando cálculos de tempo de viagem e escolha de rotas.

É possível acessar informações e contatos úteis de hospedagem, alimentação e outros serviços mais imediatos de cada cidade  clicando nos links da barra lateral + sobre os Campi.

 

Não poderei estar presente no período de realização de matrículas. O que faço?

Para você que é de outro estado a Unipampa oferece procuradores voluntários, que são alunos da instituição que se dispõem a ajudar no processo. Para mais informações, entre em contato com a Secretaria Acadêmica do campus no qual funciona o seu curso de interesse, pelos canais indicados na página Contatos.

 

Sou menor de idade, posso fazer minha matrícula por procuração?

Se você tiver 16 anos incompletos, quem deve passar a procuração é o responsável legal (pai, mãe, tutor, etc), porque é ele (responsável legal) quem deve fazer a matrícula.

Se você tiver entre 16 anos completos e 18 incompletos, você mesmo, candidato, pode passar a procuração, mas esta deve ser acompanhada de uma autorização do responsável legal assinada. E essa assinatura do responsável legal deve ser reconhecida em cartório.

O modelo da autorização pode ser baixado aqui: MODELO-DE-AUTORIZAÇÃO

 

Tenho uma dúvida específica sobre minha documentação para a matrícula. Com qual setor eu resolvo isso?

O setor indicado para ajudar nessa questão é a Secretaria Acadêmica do campus no qual funciona o seu curso de interesse. Esse setor existe em todos os campi e dentre as suas atribuições está a realização das matrículas dos novos alunos. Acesse pelos canais indicados na página Contatos.

 

Caso não dê tempo de enviar os documentos pelo correio, a Unipampa aceitará cópias escaneadas dos documentos para realizar a matrícula?

As cópias escaneadas serão aceitas para a apresentação inicial da lista de documentos, tendo o mesmo valor que uma cópia não autenticada para o processo de matrícula, mas não eximindo o candidato do dever de apresentar a documentação completa conforme o edital.

 

Vocês dão orientações sobre dúvidas específicas relativas à documentação e matrícula pela página no Facebook?

Não. A forma mais rápida e segura de sanar esse tipo de dúvidas é o contato com a Secretaria Acadêmica, por isso nosso encaminhamento será repassar os contatos de telefone e e-mail das secretarias a você. Questões que sejam percebidas como dúvidas frequentes poderão ser apuradas e informadas em post na seção Notícias e inclusas nesta seção de Perguntas Frequentes.

 

Consegui uma das vagas oferecidas no regime de políticas afirmativas (sistema de cotas). Que documentos preciso apresentar para efetivar a matrícula na Unipampa?

A documentação requerida de cada público atendido pelo regime de políticas afirmativas está descrita na aba Matrícula. A documentação solicitada em cada caso pode ser apresentada pessoalmente ou por terceiros, em cópias autenticadas em cartório ou em cópias simples acompanhadas dos originais, para autenticação pela Secretaria Acadêmica de cada campus.

 

Em quais cursos eu posso estudar de forma subsequente a partir do Bacharelado Interdisciplinar em Ciência e Tecnologia da UNIPAMPA?

Conforme o Projeto Pedagógico do Curso (PPC) do Bacharelado Interdisciplinar em Ciência e Tecnologia da UNIPAMPA, oferecido no Campus Itaqui, o aluno matriculado pode acessar subsequentemente os cursos de Agronomia, Nutrição ou Ciência e Tecnologia Agroalimentar, obtendo assim duas graduações, conforme a disponibilidade de vagas.

 

Quando iniciam as aulas na UNIPAMPA?

Conforme o calendário acadêmico 2015 aprovado pelo Conselho Superior Universitário (Consuni), o início das aulas para os ingressantes do Sisu 2015  pode ocorrer no primeiro ou no segundo semestre letivo, variando a data conforme o curso escolhido. O primeiro semestre letivo do período 2015/1 começará no dia 12 de março em todos os campi. O segundo semestre letivo inicia no dia 12 de agosto. As datas importantes podem ser consultadas no link calendário acadêmico 2015.

 

Eu fiz quase todo o Ensino Médio em escola pública, mas cursei uma pequena parte do Ensino Médio em escola particular. Posso me candidatar às vagas reservadas?

Não. Nos termos da Lei nº 12.711, de 29 de agosto de 2012, para concorrer às cotas, o candidato deve ter realizado a totalidade de seu Ensino Médio na rede pública de ensino.

 

Eu fiz todo ou parte do Ensino Médio em escola particular, mas tive bolsa integral durante esse período. Posso me candidatar às vagas reservadas?

Não. Nos termos da Lei nº 12.711, de 29 de agosto de 2012, para concorrer às cotas, o candidato deve ter realizado a totalidade de seu Ensino Médio na rede pública de ensino.

 

Eu fiz todo ou parte do Ensino Médio em escola pública no exterior.  Posso me candidatar às vagas reservadas?

 Não. O benefício somente é concedido aos alunos das escolas públicas brasileiras que participaram do Enem 2014.

 

Não fiz o Enem de 2014, mas quero concorrer às vagas da Unipampa de 2015. É possível?

Não. A Unipampa utiliza a nota do Enem em seus editais de ingresso. Ou seja, no processo seletivo via Sisu 2015, Chamada Regular, Lista de Espera ou Chamada por Nota do Enem são aceitas apenas as notas do Enem de 2014.

 

Fiz o Enem de 2014, mas não me inscrevi no Sisu e quero concorrer às vagas da Unipampa de 2015. É possível?

Sim. A Unipampa utiliza a nota do Enem em seus editais de ingresso. No Edital 11/2015, as vagas remanescentes da Chamada Regular Sisu e da Lista de Espera serão ofertadas na fase de Chamada por Nota do Enem. A inscrição nessa fase independe de participação anterior no Sisu.

 

Eu já sou aluno da Unipampa e participei da última edição do Enem. Eu posso participar do Sisu?

Sim. Nada impede que um aluno já matriculado na Unipampa (ou em qualquer instituição) participe do Sisu. No entanto, caso a participação resulte na aprovação em um outro curso da Unipampa, o aluno deverá fazer a opção de a qual curso deve permanecer vinculado. Se o aluno fizer matrícula no novo curso, deverá se desligar do curso anterior. Vale lembrar que a Lei nº 12.089, de 11 de novembro de 2009, proíbe que uma pessoa ocupe simultaneamente duas vagas em instituições públicas de ensino superior.

 

O bolsista do Prouni e o estudante contemplado pelo FIES pode se inscrever no Sisu?

Sim, se tiver feito o Enem 2014, o bolsista do Prouni ou estudante contemplado pelo FIES pode se inscrever no Sisu. Porém, se for selecionado pelo Sisu, deverá optar pela bolsa do Prouni ou pela vaga na instituição pública para a qual foi selecionado, pois é vedado ao bolsista utilizar uma bolsa do Prouni e estar, simultaneamente, matriculado em instituição de ensino superior pública e gratuita. A manutenção do FIES segue a mesma regra.